O Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, e tem o objetivo de inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho, para promover profissionalização, inclusão social e cidadania, combater a evasão escolar e o desemprego.
O programa é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e tem foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.
Os integrantes do Aprendiz do Futuro desempenham tarefas administrativas, de informática e de apoio no atendimento ao público em secretarias estaduais, fóruns, tribunais, colégios e outros órgãos públicos parceiros.
Quem pode participar?
Presente em todos os municípios goianos, o Aprendiz do Futuro conta com 6.250 mil vagas destinadas a jovens de 14 a15 anos e 11 meses, e sem limite de idade para aprendizes com deficiência.
Existe a prioridade para jovens em vulnerabilidade econômico-social, estudantes da rede pública ou bolsistas 100% de rede particular, jovens com renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário, per capita. Tem cotas de 5 a 10% para pessoas com deficiência (PCD), sem limite de idade.
O programa prioriza, ainda, jovens membros de etnia tradicional, sendo indígena, quilombola, cigano ou afrodescendente, que sejam pertencentes à família que possua em sua composição mulher vítima de violência doméstica e sujeitos a medidas socioeducativas ou de proteção.
Também há critérios de prioridade para jovens em situação vulnerabilidade econômico-social, pertencentes a grupo familiar com renda de até dois salários mínimos ou 1/2 salário per capita, estudantes da rede pública ou 100% bolsistas na rede privada de ensino.
Qualificação e oportunidades
Os adolescentes contemplados pelo Aprendiz do Futuro, obrigatoriamente matriculados na rede educacional regular, recebem cursos de qualificação profissional, além de todos os benefícios garantidos pela legislação trabalhista, tais como salário, FGTS, férias, 13º salário, auxílio alimentação e transporte.
Além disto, os jovens selecionados têm acesso a aulas de reforço em português, redação e matemática, podendo ainda, se inscrever no Desafio Aprendizes da Matemática, para concorrer a uma viagem internacional com tudo pago.
Em 2022, um grupo de 12 aprendizes foram selecionados e puderam realizar um intercâmbio na Europa, conhecendo Barcelona , Portugal e Bélgica.
Objetivos do programa
- Promover a Inclusão Social
- Aumentar a renda familiar
- Proporcionar melhoria na qualidade de vida
- Garantir a permanência do jovem na escola
- Preparar para o exercício da cidadania
- Ensinar novas formas de pensar e atuar na sociedade
- Contribuir para a formação e qualificação técnico profissional
- Colaborar com a construção da personalidade moral e cultural
- Trazer novos conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências
- Agregar valores, como responsabilidade, cidadania e integridade
- Diminuir a probabilidade de envolvimento com a criminalidade e com as drogas
Cadastramento
O cadastramento é realizado pelo site aprendizdofuturo.org,br durante a vigência de processo seletivo com as diretrizes definidas em edital.
Documentos
RG, CPF, Comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, inscrição no Cadúnico.
Mais informações
Site: aprendizdofuturo.org.br
E-mail: juventude@goias.gov.br
Telefone: (62) 3270-9623 62 / (62) 3270-9624
Endereço: Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, N 332, Setor Central, Goiânia–GO, Cep 74083-010
Informações diretas do site goias.gov.br