A brasileira Fernanda Torres foi consagrada neste domingo (5) com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua marcante interpretação em “Ainda Estou Aqui”.
A vitória é um marco histórico para o Brasil, sendo a primeira vez que o país conquista o prêmio nessa categoria. Fernanda superou concorrentes de peso como Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”) e Pamela Anderson (“The Last Showgirl”).
“Ainda Estou Aqui”, uma produção original do Globoplay, narra a emocionante história de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice dedicou quatro décadas à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens (interpretado por Selton Mello), ocorrido durante a ditadura militar no Brasil.
Esta conquista marca o primeiro Globo de Ouro para o Brasil desde 1999, quando “Central do Brasil”, estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, venceu como Melhor Filme em Língua Estrangeira. Curiosamente, Montenegro também integra o elenco de “Ainda Estou Aqui”.
Ao subir ao palco para receber o prêmio das mãos de Viola Davis, Fernanda emocionou a todos ao dedicar a vitória à sua mãe:
“Quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso prova que a arte tem o poder de permanecer na vida das pessoas, mesmo nos momentos mais difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou.”
Além da categoria de Melhor Atriz, “Ainda Estou Aqui” também foi indicado como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas o prêmio foi conquistado pelo francês “Emilia Pérez”, grande destaque da noite com dez indicações.
Foto: Mario Anzuoni/Reuters