A Turquia enfrenta uma grave crise de intoxicação por bebida alcoólica adulterada, que já causou mais de 70 mortes em 2025. De acordo com um levantamento da agência AFP, 33 vítimas fatais foram registradas em Ancara, capital do país, enquanto Istambul contabiliza 38 óbitos. Além disso, dezenas de pessoas permanecem internadas em estado grave nas unidades de terapia intensiva.
As autoridades turcas iniciaram investigações para identificar a origem das bebidas contaminadas e responsabilizar os envolvidos na produção e distribuição ilegal. A adulteração de álcool, muitas vezes com metanol, pode causar envenenamento severo, levando à cegueira, falência orgânica e morte.
O consumo de bebidas falsificadas tem sido um problema recorrente na Turquia, impulsionado pelo aumento dos impostos sobre o álcool, que leva muitas pessoas a recorrerem a produtos clandestinos mais baratos. O governo reforçou as operações para coibir o comércio ilegal e alertou a população sobre os riscos do consumo de bebidas sem procedência certificada.