Uma adolescente de 15 anos foi flagrada em um vídeo entregando um cigarro eletrônico ao sobrinho de apenas 11 meses. O caso ocorreu em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Inicialmente, o vídeo foi compartilhado no Instagram, com restrição para um público limitado, mas acabou se espalhando em grupos na internet.
No registro, a adolescente, tia paterna do bebê, aparece segurando-o no colo enquanto lhe dá o cigarro eletrônico. O menino coloca o dispositivo na boca, inala e, em seguida, exala fumaça, dando a impressão de que realmente fumou. Após isso, o bebê começa a tossir, enquanto a jovem ri da situação.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibida a venda de produtos que possam causar dependência física ou psicológica a crianças e adolescentes, como cigarros eletrônicos e outros derivados do tabaco.
A Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) instaurou um inquérito para investigar o ocorrido. Como a conta que publicou o vídeo foi desativada, a polícia encaminhou um ofício à empresa Meta, proprietária do Instagram, para identificar a responsável pelo perfil.
“A autora do fato é menor de idade. A DEPAI instaurou procedimento para apurar a conduta análoga aos crimes de fornecer cigarro à criança e maus-tratos. Estamos em diligências para ouvir a adolescente, os responsáveis e testemunhas”, explicou a delegada Kênia Batista.
A investigação também busca esclarecer como a adolescente teve acesso ao cigarro eletrônico, já que ela também é menor de idade.