Secretaria Municipal de Educação reúne educadores, coordenadores e gestores para oficinas práticas e seminário para desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras
Catalão recebe um evento de formação voltado para educadores, coordenadores e gestores da rede municipal de ensino. Com oficinas práticas que visam desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras, o projeto Plano Bienal Brasil Solidário tem como foco promover a valorização da arte e da cultura, além do incentivo à leitura de forma interdisciplinar em sala de aula. A abertura será nesta terça-feira (14/1) e a programação vai até na quinta-feira, na Escola CAIC São Francisco de Assis, no Jardim Primavera.
“É um projeto, em parceria com o Instituto Brasil Solidário e com patrocínio da John Deere, importante para os educadores catalanos. É um momento de aprendizado e inspiração para todos nós. A metodologia das oficinas fortalece o ensino de forma interdisciplinar e será replicada em sala de aula para despertar mais a atenção dos nossos alunos durante as aulas”, destaca o Secretário de Educação de Catalão, Adilson Ciríaco.
Entre os destaques do projeto Plano Bienal Brasil Solidário está a oficina Criação de Livro Ilustrado, ministrada pelo escritor e ilustrador André Neves, autor de mais de 80 livros infanto-juvenis premiados. Com uma estrutura dinâmica e inteligente que atrai leitores pelas imagens criativas e de alta qualidade técnica, os textos de André são sensíveis e poéticos. Ele é reconhecido internacionalmente e oferece cursos e oficinas de leitura e imagem.
Além da oficina de criação de livros, a programação inclui formações em Pintura e Desenho, Teatro de Sombras, Artes Cênicas, Música, Fotografia e Oficinas Criativas. Todas as atividades são conduzidas com o uso de materiais reciclados e reaproveitados, alinhando práticas pedagógicas com consciência ambiental.
Outro ponto alto do evento é o incentivo à leitura. Serão apresentados modelos de espaços literários criativos, com mobiliários produzidos a partir da reciclagem, como cantinhos de leitura com pufes de pneus e prateleiras feitas de paletes. Esses espaços reforçam o compromisso com o uso sustentável de recursos, enquanto fomentam a prática da leitura entre os estudantes.
A iniciativa faz parte de uma ação continuada que já contemplou, em sua primeira etapa, oficinas e a doação de 7 mil livros para bibliotecas escolares da região. Com essa nova etapa, o Instituto Brasil Solidário reafirma seu compromisso em fortalecer a educação pública com abordagens criativas e acessíveis.
Texto: Secom da Prefeitura de Catalão/ Brasil Solidário
Catalão – Potência no Coração do Brasil
Foto: Escritor André Neves ( SECOM)
Foto: Educadores da Secretaria Municipal de Educação (SECOM)