
Delegação da Embaixada da China visita Catalão e estuda parcerias econômicas com o município
Uma comitiva da Embaixada da China esteve em Catalão nesta terça-feira (8/4), em uma visita que pode representar o início de um novo ciclo de investimentos e cooperação internacional. A ministra-conselheira para Assuntos Econômicos e Comerciais, Shao Yingjun, liderou a equipe e sinalizou a possibilidade de retorno à cidade, acompanhada de empresários interessados em conhecer as potencialidades locais.
Recebidos pelo prefeito Velomar Rios e demais autoridades, os representantes chineses visitaram pontos estratégicos de Catalão, incluindo indústrias e empreendimentos da região. Durante a reunião na sede da prefeitura, o chefe do Executivo municipal apresentou dados sobre a economia local, logística, infraestrutura e mão de obra qualificada. “Catalão é a terra das oportunidades. Estamos entre os melhores e contamos com um povo acolhedor”, destacou o prefeito.
Impressionada com o que viu, mesmo em uma visita breve, a ministra Shao Yingjun elogiou a cidade e afirmou que levará ao embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, o interesse do município em estreitar relações comerciais. “Catalão é um bom lugar. É visível o interesse de estados e cidades brasileiras em fortalecer vínculos com a China, e isso é muito positivo”, afirmou.
Como desdobramento da visita, o secretário de Indústria e Comércio, Giovani Cortopassi, continuará as tratativas com a embaixada chinesa para organizar um futuro encontro com uma missão empresarial. O objetivo é aprofundar o diálogo e apresentar, em detalhes, os atrativos econômicos do município para futuros investimentos. A data dessa próxima visita ainda será definida.
Além do encontro institucional, a comitiva conheceu pontos turísticos e visitou uma indústria local, onde conversaram com empresários e reforçaram o interesse em manter o diálogo aberto com Catalão.



