
Foi lançado oficialmente na última quinta-feira (03/04), na Escola Municipal Cristina de Cássia Rodovalho, o Projeto Kimono de Ouro – Escola III, uma iniciativa que une esporte, educação e formação de valores. A ação vai atender 80 crianças de 7 a 9 anos, oferecendo aulas gratuitas de judô duas vezes por semana.
A proposta vai além da prática esportiva: por meio do judô, as crianças terão contato com princípios fundamentais como respeito, disciplina, superação e honestidade. Todos os alunos recebem um kit completo com kimono, camiseta, chinelo e squeeze, garantindo igualdade e condições adequadas para o aprendizado e desenvolvimento na modalidade.
Idealizado pela Associação Marcos Mercadante de Judô, o projeto já impactou mais de 1.200 jovens no Brasil e soma mais de 16 mil medalhas conquistadas ao longo dos anos, com destaque para atletas que participaram da Olimpíada de Tóquio. Agora, a iniciativa chega a Catalão com o patrocínio da John Deere Brasil, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte.
Durante a solenidade de lançamento, diversas autoridades marcaram presença, como o presidente da Câmara Municipal, Jair Humberto; o secretário de Educação, Adilson Círiaco; o secretário de Esporte e Lazer, Leovil Júnior; a diretora da escola, Maria Consolação; além do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Fábio Santesso Bonnas.
O brilho nos olhos das crianças foi um dos pontos altos do evento. A pequena Manuela, aluna do 3º ano, expressou seu entusiasmo: “Sempre sonhei em lutar judô e disputar as Olimpíadas. Esse projeto é muito especial pra mim porque vai me ajudar a começar esse sonho.”
O Projeto Kimono de Ouro chega a Catalão com a missão de semear esperança e plantar futuros promissores. Mais do que formar atletas, o projeto busca moldar cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com o bem comum.








