O ex-jogador e empresário Ronaldo Nazário, conhecido como “Fenômeno”, revelou sua intenção de se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele terá todo o ano de 2025 para conduzir sua campanha, buscando apoio em diversas regiões do país.
Em entrevista ao programa Mais Você, da Rede Globo, Ronaldo destacou os principais motivos para disputar o cargo e a necessidade de revitalizar a paixão do povo brasileiro pelo futebol.
“Tenho inúmeros motivos para me candidatar, mas o principal é a desconexão entre o futebol e o povo. Antigamente, quando a seleção brasileira jogava, o país parava. Hoje, vejo uma indiferença crescente. As pessoas assistem, mas não têm o mesmo envolvimento emocional. Quero unir novamente o Brasil em torno do futebol, resgatando a força da nossa seleção. Sei que o desafio é grande, mas me sinto preparado para essa missão”, declarou.
Além disso, Ronaldo ressaltou sua vontade de transformar a imagem da CBF, marcada por escândalos e controvérsias nos últimos anos.
“A CBF precisa mudar. Atualmente, a percepção geral é de corrupção e má gestão. Isso precisa acabar. Quero que a entidade volte a ser admirada, que passe a trabalhar pelo desenvolvimento do futebol em todos os estados. Meu objetivo é torná-la a organização mais respeitada e querida do Brasil”, afirmou.
O atual mandato de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, termina em março de 2026. Para que Ronaldo participe das eleições, ele precisa do apoio de pelo menos quatro federações estaduais e quatro clubes. Até o momento, nenhuma das 27 federações manifestou apoio publicamente ao ex-jogador.
Segundo as regras da CBF, as eleições podem ser convocadas entre abril de 2025 e abril de 2026. No pleito, as federações estaduais têm peso 3 nos votos, os clubes da Série A peso 2, e os da Série B peso 1.
“Estou muito motivado. Recebi tanto do futebol durante minha carreira e quero devolver isso, contribuindo de forma significativa para o futuro do esporte no Brasil”, concluiu Ronaldo.